data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)/
Silvia Jacques foi a primeira pessoa a fazer o cadastro presencial nesta manhã
Na manhã desta quinta-feira, começaram as inscrições presenciais dos animais que devem ser esterilizados no castramóvel, um trailer adaptado para realizar cirurgias de esterilização de fêmeas caninas e felinas em Santa Maria. Desde a última semana, já era possível fazer o cadastro online.
O serviço é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico. Até sexta-feira, pessoas que se enquadram neste critério podem realizar o cadastro pelo e-mail ou em formato presencial (confira abaixo):
INSCRIÇÕES
Público-alvo
- Famílias em vulnerabilidade social que são inscritas no Cadastro Único e possuem caninos ou felinos fêmeas (será aceito, no máximo, três animais por família)
- Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores(as) independentes, que poderão cadastrar cães e gatos em situações de maus tratos;
- Famílias que apresentam número expressivo de animais (superior a 20)
Documentos obrigatórios
- Ficha de inscrição preenchida
- Cópia da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e do cartão do Cadastro Único (CadÚnico)
- Foto do animal
Como se cadastrar
Online
- Encaminhar documentos para o e-mail castracao.sma@gmail.com
Presencialmente
- Quando - 4 de março
- Horário - 9h às 13h
- Onde - no hall do Centro Administrativo Municipal, localizado na Rua Venâncio Aires, número 2277, Bairro Centro
PRIMEIRO DIA
No primeiro dia, o movimento foi reduzido na prefeitura, com apenas sete cadastros, totalizando 12 animais aptos para a cirurgia. Na primeira hora de atendimento que o Diário acompanhou, apenas três pessoas se inscreveram.
Uma delas foi a coletora de latinhas, Silvia Jacques, de 48 anos. Ela contou que a irmã lhe avisou que seria possível castrar os animais sem custo no trailer adaptado.
- Eu tenho quatro cachorros e um gato e quero castrar todos eles - afirma Silva, que mora no Bairro Zilda Arns.
Condenados no caso Kiss vão pedir para recorrer em liberdade e anulação do júri
Já a dona de casa Zaida Pereira, de 55 anos, realizou o cadastro da cachorrinha Cristal. Ela soube das inscrições por meio das redes sociais.
- Eu quero castrar ela porque já tem muitos animais na vila e temos que cuidar para não aumentar mais - conta Zaida.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Zaida com a foto da cachorrinha Cristal
CONTABILIZAÇÃO
De acordo com a médica veterinária da prefeitura, Patricia Silveira, mais de 400 pessoas enviaram a documentação por email. Porém, apenas 120 se enquadram nos critérios estabelecidos. Todos os tutores ainda devem ser contatados para receber a confirmação do cadastro.
Patrícia relatou que a maior parte dos animais selecionados são gatos. Com as inscrições online, também foi possível perceber que a maioria dos cadastros são de moradores dos Bairros Noal, Patronato, Nova Santa Marta e Vila Lídia.
Hemocentro Regional de Santa Maria precisa de doações de todos os tipos sanguíneos
Segundo Patrícia, com os cadastros realizados até agora, as cirurgias no trailer estão garantidas até o mês de julho, no mínimo. Assim, um novo período de inscrições pode ser reaberto futuramente. Com relação às expectativas, ela espera que a comunidade também possa contribuir na conscientização:
- Nós sabemos que existe um grande trabalho pela frente, porque não é só a castração que vai resolver. É preciso também a conscientização das pessoas com relação ao não abandono dos animais e à posse irresponsável. Então, nós juntando a ajuda da comunidade para isso somado às castrações temos certeza que teremos um bom futuro pela frente para os animais.
EMPRESA MINEIRA
A empresa que venceu a licitação pública do castramóvel foi a Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais. Na semana passada, a prefeitura se reuniu com os representantes da empresa para fazer as tratativas finais.
O trailer, que agora está vazio, será equipado na próxima semana. O último passo é a fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS).
INÍCIO DAS CASTRAÇÕES
A previsão é que o castramóvel comece a funcionar nas ruas de Santa Maria em 5 abril. Por mês, vão ser realizadas cerca de 86 cirurgias em cães ou gatos de até 8 anos de idade. Metade deste quantitativo será encaminhado pela comunidade e o restante pelas três Organizações Não-Governamentais (ONGs) que se inscreveram previamente na prefeitura: a Associação dos Amigos Protetores dos Animais de Santa Maria (Aapasm), a Somos Pet e o Clube Amigos dos Animais.
Na prática, em dois dias da semana, o trailer vai percorrer os bairros da cidade. Em cada dia, devem ser feitas, em média, dez esterilizações. Um dia será destinado para alguma região de Santa Maria e outro dia será voltado para os animais encaminhados pelas ONGs. Um cronograma prévio vai ser disponibilizado, assim como, os tutores serão contatados.
Três obras de revitalização do Parque Itaimbé continuam sem prazo para execução
O procedimento cirúrgico adotado consiste na ovariohisterectomia (retirada do útero e dos ovários). No primeiro momento, as cirurgias vão ser voltadas para os denominados acumuladores, pessoas em situação de vulnerabilidade social que possuem uma grande quantidade de animais (mais de 20). Atualmente, seis famílias que se enquadram nesta condição estão cadastradas na prefeitura.
Após esta etapa, começam as castrações dos animais que foram previamente inscritos. De acordo com a veterinária Patrícia, isso deve ocorrer a partir de maio.
CUSTOS
O custo das cirurgias deve ser pago pelo município. Já os cuidados no pós-operatório, que envolvem o uso de colar elisabetano e/ou roupa cirúrgica, assim como medicamentos, serão responsabilidade dos tutores ou das ONGs, caso o animal tenha sido encaminhado por uma organização. Caso seja necessário exames prévios, estes também devem ser pagos pelos tutores/ONGs.
* Laura Gomes